Pesquisar neste blog

29 de out. de 2012

PR - NF-e - Emissão de nota fiscal eletrônica é interrompida no Paraná


Emissão de nota fiscal eletrônica é interrompida no Paraná

Emissão de nota fiscal eletrônica é interrompida no Paraná
Problemas com a emissão das notas impedem que empresas façam o transporte de produtos pelo estado. Secretaria da Fazenda relata problemas técnicos no sistema

O sistema estadual de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) no Paraná está inoperante deste o último domingo (28). A Secretaria Estadual da Fazenda confirma que o serviço está com um problema, o que impede as empresas de emitir as notas fiscais no estado pelo método normal. O órgão alega que problemas técnicos foram detectados na página de gerenciamento do sistema. O método de emissão de contingência opera normalmente (leia mais no box ao lado).



Durante a manhã desta terça-feira (30), a secretaria se reuniu com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). A previsão é de que no início da tarde haja um posicionamento oficial sobre o problema. Ainda não há uma estimativa de quando o sistema voltará a emitir no modo normal os documentos, essenciais para o trânsito de produtos pelo estado.

A situação se repete com empresas de outros setores. O vendedor Luciano Ferreira trabalha em uma loja que comercializa materiais para a fabricação de móveis e também relatou o problema à reportagem. “Nós estamos sem conseguir emitir nota desde ontem [segunda-feira]. Continuamos vendendo, mas deixando bem claro para os clientes que não temos prazo de entrega, porque não podemos fazer a entrega do material sem a nota fiscal”, conta.

Já Paula Letícia Conchi, analista fiscal de uma empresa do varejo, disse não ter problemas para emitir notas, mas apenas pelo método alternativo, com comunicação direta com a Receita Federal. "Existe no manual [leia mais no box ao lado] o passo a passo de como emitir nota utilizando o ambiente Scan, que permite a impressão do Danfe mesmo com o sistema estadual inoperante", alerta.

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica (NFe) substitui desde dezembro de 2010, em todo o Brasil, a antiga nota emitida em papel. As empresas possuem uma assinatura eletrônica e emitem o documento por meio de um programa feito especialmente para essa finalidade. Depois de o programa ser instalado no computador, os dados são inseridos no software, que se comunica com a as Secretarias Estaduais da Fazenda e com a Receita Federal.

Para que uma mercadoria possa ser transportada, as cargas precisam ser levadas com uma versão simplificada da nota em papel. Este documento se chama Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), em uma única via. Ele não substitui a nota eletrônica; apenas leva gravados a chave de acesso eletrônico e o código de barras para facilitar o acesso ao documento. O protocolo de autorização de uso, outro mecanismo exigido pela NFe, também precisa constar na Danfe.

Fonte: CN 10

SAIBA MAIS.

Sabe em quais hipóteses é possível emitir Carta de Correção? Clique aqui.
Carta de Correção Eletrônica – Novas diretrizes. Clique aqui.
Qual a penalidade para NF-e cancelada após o prazo? Clique aqui.

Mais notícias sobre o Paraná? Clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário