Pesquisar neste blog

27 de mai. de 2013

SC - Publicado decreto que reduz por 30 dias a alíquota interestadual de ICMS de suínos vivos


Até o dia 22 de junho, produtores de suínos vivos pagarão alíquota de 2% nas operações interestaduais








Foi publicado no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (24), o Decreto 1.560, de 22-5-2013, que reduz de 12% para 2% a alíquota interestadual de ICMS para suínos vivos por 30 dias.

A medida atende a reivindicações dos suinocultores, representados pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para fazer frente à queda nos preços pagos ao produtor nos meses de abril e maio, consequência das dificuldades de comercialização.

De acordo com o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Airton Spies, as dificuldades atuais que resultaram em preços ao produtor abaixo do custo de produção devem ser passageiras e por esta razão a desoneração tributária foi feita por prazo determinado e limitada à saída de suínos vivos para abatedouros de outros estados.

O efeito esperado é que haja uma reação dos preços pagos ao produtor em Santa Catarina. O preço base médio atual pago ao produtor é de R$ 2,25 por quilo de peso vivo mais uma bonificação de 10% pela carcaça.

O decreto foi publicado no dia seguinte em que o Governo do Estado recebeu a notícia de abertura do mercado japonês à carne suína de Santa Catarina. "Iniciar as exportações para o Japão é mais do que um fator econômico importante para nosso Estado.

Será uma grande melhoria social. Nós temos 50 mil famílias criando suínos em Santa Catarina", disse o governador Raimundo Colombo. A expectativa agora é de abertura para o mercado da União Européia.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de suínos, com produção anual de 800 mil toneladas de carcaça, o que corresponde a 25,1% do que é produzido no País.

O setor passou por uma grave crise de rentabilidade em 2012 devido ao aumento dos custos de grãos utilizados na alimentação dos animais. Por conta disso, em 2012 o Estado isentou de ICMS a comercialização de suínos vivos e de carne suína fresca, resfriada ou congelada. A medida se estendeu de 16 de julho a 30 de setembro.


Fonte: ICMS-LegisWeb


BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui

Blog do Faturista - Editado por Carlos Alberto Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário