Pesquisar neste blog

24 de fev. de 2013

Sistemas facilitam detecção de irregularidades em NF-e


Empresas de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Santa Catarina contam com uma solução que emite automaticamente informação sobre a situação fiscal de clientes nas operações interestaduais.



A iniciativa visa incentivar a regularização com os fiscos para evitar dificuldades na aquisição de mercadorias.
A formatação do sistema, que deve ser estendido a outros Estados, faz com que a NF-e destinada à empresa em situação irregular seja emitida como denegada, registrando na Secretaria da Fazenda que a operação comercial não poderia acontecer. Também é possível avaliar a situação das empresas por meio do site do Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra), acessado no endereço eletrônico www.sintegra.gov.br.
Outra ferramenta disponibilizada pela Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) permite visualizar todas as NF-e emitidas no CNPJ da empresa. Criado para evitar fraudes e facilitar a apuração dos impostos devidos, o Aplicativo de Manifestação do Destinatário pode ser acessado no site da Sefaz-SP (www.fazenda.sp.gov.br/nfe/manifestacao/manifestacao.asp)por contribuintes de todos os Estados, que devem informar a Fazenda em caso de irregularidade.
Na segunda versão do programa, que deve ser disponibilizada no fim de fevereiro, será possível realizar o download do arquivo com as notas fiscais referentes às operações comerciais confirmadas pelos destinatários. A confirmação da operação será obrigatória, em projeto-piloto, para os distribuidores de combustível, a partir de 1º de março, e para os postos e transportadores de combustíveis, a partir de 1º de julho.

BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário