Pesquisar neste blog

20 de jan. de 2013

A Nota Fiscal Eletrônica no ambiente do E-Commerce


BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br


Atualmente ainda diversas pequenas empresas e lojistas virtuais, desconhecem da obrigatoriedade do projeto de nota fiscal eletrônica (NF-e), e não sabem dos riscos e autuações a que estão sujeitas.
O projeto de NF-e, está previsto dentro do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), medida que desde 2006 vem tornando obrigatório diversas empresas a ingressar no projeto, e atualmente quase que a totalidade dos contribuintes e vendedores de produtos já devem se adequar a este novo modelo de emissão de notas.
Muito bem, deixando um pouco a formalidade de lado, isso realmente parece um grande passo para a evolução e facilidade nos processos das emissões das notas certo!?
SIM e NÃO! Para as grandes empresas, possuidoras de potentes e modulares ERPs, onde a emissão da NF-e é apenas um processo a mais, certamente podemos ver uma grande melhoria de processos, reduções de folhas, arquivos, vias, e nem o motoboy mais precisa ser chamado para enviar aquele monte de papelada para o contador, é realmente uma maravilha!
Mas e quando falamos do pequeno empresário, lojista virtual ou mesmo do Zé, aquele senhor batalhador que possui a sua lojinha numa pequena galeria da 25 de março, como fica a situação desse povo?
Infelizmente, não existem muitas saídas para pequenos empresários e a regra é clara, possui inscrição estadual e está obrigado a ingressar no projeto? TEM que emitir!
É muito importante colocar neste momento, como funciona a nova sistemática de controle da secretaria da fazenda, que com esses novos processos foi até algumas vezes ironizada de Big Brother Fiscal por diversos meios de comunicação.
Vamos então, exemplificar uma situação e suas problemáticas a seguir:
Situação: Você compra uma mercadoria do seu fornecedor, ele emite uma NF-e para a sua empresa colocando o seu CNPJ e empresa como destinatário.
Problema: A sua empresa não emite notas fiscais eletrônica, ou EMITE e por um “erro” de sistema acaba infelizmente contabilizando ½ nota, ou quando o “erro” é mais grave ainda, acaba emitindo somente notas de brindes olha só que coisa!
Problemão: Pensem sempre na teoria, para toda entrada deve haver uma saída. Toda empresa, mesmo não ingressando no projeto de NF-e, tem as suas devidas entradas contabilizadas pelo governo, e isso certamente levantam red flags para os fiscais. Logo, ter um cuidado com a sua contabilidade nunca foi mais importante do que hoje em dia.
Para saber se a sua empresa já está obrigada ou não a ingressar no projeto, acesse o site do Sintegra [link: http://www.sintegra.gov.br/], escolha o seu estado e consulte com o seu CNPJ, este é um dos meios mais utilizados para a consulta de obrigatoriedade. Alguns poucos estados ainda não possuem esta informação no Sintegra, neste caso, consulte o seu contador e ele irá lhe posicionar melhor sobre a sua obrigatoriedade.
Nas próximas matérias, irei tratar um pouco mais a fundo sobre os processos da NF-e, legislações em vigor, problemas enfrentados pelos contribuintes, dentro outros assuntos do tema, aguardem…
Extraído: E-Commerce News


SAIBA MAIS. 
Sabe em quais hipóteses é possível emitir Carta de Correção? Clique aqui.
Carta de Correção Eletrônica – Novas diretrizes. Clique aqui.
Qual a penalidade para NF-e cancelada após o prazo? Clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário