Pesquisar neste blog

11 de set. de 2012

BA - NFS-e - Nota fiscal da escola dá desconto de até 30% no pagamento do IPTU


Nota fiscal da escola dá desconto de até 30% no pagamento do IPTU


Pais de alunos e demais responsáveis financeiros já podem exigir das escolas, cursos e faculdades, entre outras instituições de ensino particulares, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e).
Com a nota, os créditos obtidos pelos contribuintes inscritos no Programa Nota Cidadã vão representar descontos de até 30% no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Para ter o benefício, basta fazer a inscrição gratuita no site daSecretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), onde também é possível denunciar o estabelecimento que se recusar a emitir a nota de serviços.
Os interessados devem se apressar, pois termina já no próximo mês (em 31 de outubro) o prazo para indicação do imóvel para obtenção do desconto no IPTU de 2013. O contribuinte que acumular muitos créditos pode indicar quantos imóveis quiser, sendo que o desconto máximo para cada um é de 30%.

Os estabelecimentos de ensino de Salvador são obrigados a emitir a NFS-e desde maio do ano passado.
A nota pode ser emitida mensal ou semestralmente, conforme previsto no Decreto 23.006/2012.
Por questões de praticidade, a maioria das instituições tem optado pela emissão semestral do documento (de janeiro a junho; e, de julho a dezembro, de cada exercício). Para gerar os créditos para desconto no IPTU, as notas devem conter o CPF do responsável financeiro que, por sua vez, já deve estar inscrito no programa.
Como o sistema é todo eletrônico, ao emitir a nota, os créditos já são computados automaticamente.

Donos de escola e contadores
A Sefaz alerta os estabelecimentos de ensino que os procedimentos para emissão da NFS-e, assim como o prazo de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) continuam os mesmos.
"Com a opção da emissão semestral da nota, aquelas do segundo semestre de 2012 poderão agora ser emitidas de forma unificada em janeiro de 2013", explica o chefe do Setor de Documentação Fiscal da Sefaz, André Amado.
As dúvidas e demais orientações para as escolas, cursos e faculdades sobre o controle e emissão da NFS-e podem ser obtidas, através do email do setor: cfi.sedof@sefaz.salvador.ba.gov.br 

Fonte: Tribuna da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário