Pesquisar neste blog

11 de fev. de 2012

SP/SBC - São Bernardo implanta novo sistema de nota fiscal e escrituração eletrônica.


São Bernardo implanta novo sistema de nota fiscal e escrituração eletrônica.
Investimento em tecnologia oferece agilidade e comodidade às empresas; ferramenta permitirá melhor gerenciamento de arrecadação do tributo 


 São Bernardo do Campo agora está entre as cidades mais avançadas tecnologicamente e eficientes em serviços destinados aos prestadores e tomadores de serviços. A partir do dia 1º de março, estará em funcionamento na cidade a nova ferramenta de emissão da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) e escrituração eletrônica. O lançamento do sistema foi realizado nesta quinta-feira (10/2), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), com a presença do prefeito do município, Luiz Marinho, e do secretário de Finanças, Jorge Alano.

Durante o evento, foi realizada uma palestra de esclarecimentos sobre as facilidades do novo sistema aos contadores, entidades de classe e empresas de nota fiscal eletrônica, que estará disponível a partir desta segunda-feira (14/2) no site da Prefeitura de São Bernardo (
www.saobernardo.sp.gov.br) para testes por parte dos usuários. Para acessar, os contribuintes que já emitem Nota Fiscal Eletrônica no sistema atual receberão identificação e senha via e-mail. Para os demais, será enviado um folder com identificação e senha por correio. 

O prefeito Luiz Marinho afirmou que quando assumiu a cidade, São Bernardo estava com ausência de tecnologia. "Estamos nos esforçando para recuperar o tempo perdido. A eficiência do novo sistema irá ajudar a todos, diferentemente da ferramenta herdada, que não funcionava bem. Com isso, iremos combater a sonegação e haverá aumento da arrecadação, o que é importante, pois volta em serviços e investimentos na saúde, educação e no viário da cidade", disse. No ano passado, a Prefeitura arrecadou R$ 222 milhões de ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza) no município, o que representa 11% da receita total.

Segundo o secretário de Finanças, Jorge Alano, "com a implantação deste novo sistema, a Prefeitura busca superar os problemas enfrentados pelos contribuintes, especialmente de instabilidade. Por outro lado, visa dispor de um instrumento eficaz para gerenciamento e fiscalização do ISSQN". A iniciativa ainda facilita o trabalho dos empresários e contadores do município, permite melhor gerenciamento da arrecadação do imposto e destinação de mais recursos para investimentos em áreas sociais como saúde, educação, habitação, entre outros, sem qualquer aumento nas alíquotas.

A nova NFS-e, que segue o padrão SPED - Serviço Público de Escrituração Digital, idealizado pelo Governo Federal, traz uma série de vantagens aos prestadores de serviços, como a emissão via internet, economia de papel, e está integrada ao sistema de escrituração fiscal eletrônico, registrando automaticamente o livro fiscal do prestador de serviços. Além disso, na ocorrência de quedas da comunicação via internet, o sistema permite que sejam emitidos Recibos Provisórios de Serviços (RPSs), os quais deverão ser convertidos em NFS-e, quando ocorrer o restabelecimento da comunicação.
 
O sistema de escrituração é acessível via Internet e de fácil navegação. Não é necessário baixar nenhum programa no computador. Ele orienta e conduz o contribuinte a realizar as operações exigidas ou permitidas por lei, bem como facilita a escrituração. Por meio desse sistema, prestadores e tomadores de serviços deverão escriturar os documentos fiscais e gerar a Guia de Recolhimento do ISSQN.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo
Notícia cadastrada por: Portal do Grande ABC
  Extraído: Portal Grande ABC

  SAIBA MAIS.
   NFS-e em SBC/SP? Clique aqui

   Sabe em quais hipóteses é possível emitir Carta de Correção? Clique aqui.
   Carta de Correção Eletrônica – Novas diretrizes. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário