Pesquisar neste blog

29 de mai. de 2013

MG/Juiz de Fora - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) será obrigatória a partir de junho


A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal totalmente digital, utilizado para registrar as operações de prestação de serviços.







O documento já é exigido em várias cidades do Brasil. Em Juiz de Fora a Secretaria da Fazenda realizou testes no projeto piloto e apresentou o processo no final do ano passado. A adesão voluntária começou em dezembro e termina no final desse mês. A partir de 1º de junho todos os prestadores de serviços cadastrados no município devem obrigatoriamente iniciar o processo de emissão da nota.

Por ser um documento fiscal o intuito é registrar todas as operações de prestação de serviços. Com isso as prestadoras ficarão sujeitas à tributação do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). De acordo com a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Juiz de Fora, a expectativa é que, por meio do registro, o município tenha um aumento de aproximadamente 50% na arrecadação de impostos.

Algumas empresas que desenvolvem software apresentam uma solução específica para emissão da NFS-e. Segundo Marcos Miguel, Diretor de Desenvolvimento da Projetus TI, primeira empresa a desenvolver software para nota de acordo com as exigências da cidade, os prestadores de serviço precisam correr. “O prazo de adesão voluntária foi grande, mas poucas empresas aderiram. Agora o tempo está bem curto e os prestadores precisam de uma solução rápida”, afirma Marcos Miguel.



Mas nem todos os prestadores de serviço precisam emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço. “Quem possui um regime de recolhimento do ISSQN por estimativa, instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, concessionária de serviços públicos e profissionais autônomos não são obrigados”, comenta Marcos Miguel. 





O diretor ainda diz que o valor para aquisição de um software que emita essa nota varia de acordo com o porte da empresa.

Texto: Renan Vieira

Fonte: Projestuti

BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui

Blog do Faturista - Editado por Carlos Alberto Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário