Pesquisar neste blog

23 de fev. de 2013

TO/Palmas - Nota Fiscal Eletrônica será disponibilizada a micro empreendedores individuais de Palmas


O benefício já vinha sendo planejado pela Prefeitura desde o ano passado, mas só em janeiro foi anunciado. Micro Empreendedores comemoram o fim da fila na recepção da Secretaria de Finanças






Cerca de dez mil trabalhadores autônomos palmenses, cadastrados junto ao Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, como MEIs – Micro Empreendedores Individuais, já podem fazer parte do grupo privilegiado a tirar as Notas Fiscais via internet. A medida anunciada pela Prefeitura da Capital agradou em cheio a categoria, visto que esperar um bom tempo na fila para obter o documento gera irritação e até perda de tempo. Para o Sebrae e Paço Municipal o benefício é um reconhecimento importante ao micro empreendedor, que precisa, entre outras coisas, trocar o alvará provisório pelo definitivo para então ter acesso ao sistema.
O eletricista predial, industrial e residencial Jurandir Pereira de Sousa comemorou o fato. “É importante, porque não vamos precisar pegar mais fila e assim vamos ganhar tempo”, avaliou o profissional, que desde 1989 mora em Palmas e há 30 anos atua no setor.
O ponto de vista em relação à Nota Fiscal Eletrônica não é diferente para Jean Alves, que atua fazendo manutenção em piscinas e consertando as máquinas usadas nesses espaços de lazer. O cadastro dele junto ao Sebrae ocorreu há apenas três meses e ele nem chegou a enfrentar as filas para obter o documento na forma de papel, entretanto, Jean já tem uma ideia formada. “Pegar fila é bem complicado e a gente perde tempo demais. [Com a Nota Fiscal Eletrônica] É bem melhor agora”, afirmou.
O sistema eletrônico é novo também para as demais categorias que precisam de Nota Fiscal. Segundo Valter Borges, superintendente de Administração Tributária da Secretaria Municipal de Finanças, só no ano passado é que a NF Eletrônica foi implantada. “A chegada [da Nota Fiscal Eletrônica] aos MEIs já estava nos planos, mas para a hora certa, por serem diferenciados”, explicou Valter. “A Prefeitura sempre teve interesse em atendê-los com isso e agora estamos na fase de cadastro”, completou.
Quem é MEI e quer usar a internet para obter as Notas Fiscais precisa fazer, como primeiro passo, o cadastro junto à Receita Federal. Em seguida, deve solicitar licença na Secretaria de Finanças. O terceiro passo é fazer análise de uso de solo – junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e da atividade em que ele pretende atuar, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para então, com tudo autorizado, criar senha junto à Secretaria de Finanças e começar a usar o sistema.
Números

Segundo o Sebrae, o Tocantins tem atualmente 21.895 Micro Empreendedores Individuais, sendo 6.426 em Palmas, 3.285 em Araguaína, 1.432 em Gurupi e 1.015 em Paraíso do Tocantins. Márcia Rodrigues, superintendente do órgão, revela que a quantidade de MEIs já supera o número de Micro Empresas no estado. “É um número que cresce dia a dia”, afirma.

“Achamos louvável o tratamento da Prefeitura ao micro empreendedor individual. É um plus para que ele se desenvolva e passe a ser micro empresa. Percebemos que a Prefeitura está reconhecendo a importância dessa figura jurídica, investindo nela para o fortalecimento da economia local”, acrescentou Márcia Rodrigues.
Entre as metas estabelecidas pelo Sebrae, voltadas ao empreendedor individual, estão as consultoria e as capacitações, com foco no aumento do controle financeiro e na gestão de  negócios.
Fonte: Tocantis


BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário