Pesquisar neste blog

5 de set. de 2012

SP/Campinas - Apesar de prazo, NFS-e continua fora do ar em Campinas


Apesar de prazo, nota fiscal eletrônica continua fora do ar em Campinas


Previsão era de que o sistema estivesse operacional às 7h desta quarta.
Problema comprometeu a emissão de pelo menos 150 mil notas fiscais.

O sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) de Campinas(SP) permanece fora do ar nesta quarta-feira (5), apesar do prazo emitido pela Secretaria de Receitas da Prefeitura. A expectativa era de que, até as 7h de hoje, o serviço já estivesse funcionando normalmente. A pane ocorre desde sexta-feira (31) e  já comprometeu a emissão de pelo menos 150 mil notas fiscais.
Procurada, a administração informou que os técnicos que estão trabalhando para corrigir as falhas no sistema ainda não conseguiram consertar a pane. Ainda de acordo com a prefeitura, um novo prazo para retorno do sistema só poderá ser divulgado após um retorno desses técnicos que, nesta manhã, estavam em conferência para discussão do problema.

De acordo com a prefeitura, a página saiu do ar na segunda-feira (3), quando a empresa Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Ltda (DSF), responsável pelo sistema, encontrou erros no processamento de arquivos em três dias de outubro. Os problemas começaram após atualização feita pelo desenvolvedor na sexta, quando a empresa decidiu tirar o sistema do ar.

Na página na internet da NFSe, foi publicada uma mensagem informando que o sistema passa por manutenção técnica, impossibilitando a utilização para a emissão do documento. A Secretaria de Receitas informou que irá notificar a empresa porque descumpriu a cláusula contratual de prestação de serviços. Um processo disciplinar também será aberto.
Comerciantes

Até a solução do problema, os comerciantes devem utilizar a emissão do Recibo Provisório de Serviços (RPS). De acordo com a administração, quando o sistema voltar, o arquivo deve ser enviado e convertido automaticamente em nota fiscal. Além disso, o programa, que deve ser instalado no computador, pode ser utilizado como alternativa, quando a emissão de nota fiscal não estiver funcionando.

Após o retorno das operações, uma sobrecarga no sistema está prevista, mas a prefeitura espera que o sistema funcione normalmente. A secretaria também informou que estuda como será feita a cobrança das multas referentes ao atraso para enviar as notas, porém não divulgou o que será feito. "Assim que o sistema voltar no ar nós vamos prorrogar a data para essas empresas", afirma o secretário Antônio Caria Neto.

O sistema está hospedado no Datacenter da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) sob administração da empresa fornecedora da solução (DSF), que informou ao G1 que tem conhecimento do problema e trabalha para corrigir as falhas que foram provocadas durante a melhoria do desempenho do sistema. A empresa não confirmou se foi notificada pela prefeitura.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário