Pesquisar neste blog

25 de jun. de 2012

PR/Londrina - NFEs – Testes comerciais com sistema da NF-e ainda não têm data definida


Londrina/PR - NFES – Testes comerciais com sistema da NF-e ainda não têm data definida

A Secretaria de Fazenda de Londrina ainda não implantou o sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NF-e). O Departamento de Tecnologia de Informação da pasta recebeu autorização para elaboração do software no ano passado. As verificações internas começam mês que vem. Já as empresas terão que esperar ainda mais, pois os testes comerciais não têm data definida.

A NF-e foi instituída por meio de lei em outubro de 2005, tem validade em todos os estados brasileiros e traz uma série de benefícios. Para o emitente (vendedor) gera redução de impressão, economia com papel e tinta, diminui custos de armazenagem de documentos e também de parada de caminhões em postos fiscais. A empresa destinatária elimina a digitação da nota na recepção da mercadoria e reduz possíveis erros de escrituração. A favor dos contadores, a facilidade da escrituração fiscal eletrônica. Já o Fisco registra redução da sonegação.

A adoção do controle da NF-e fica a cargo dos governos estadual e municipal. O Paraná instituiu a nota fiscal eletrônica em abril de 2008. Hoje, cerca de 82 mil empresas dos setores industrial e atacadista seguem a regra e emitem juntas 14 milhões de notas eletrônicas por mês. O setor varejista está fora da obrigatoriedade.

Já as prefeituras têm a responsabilidade de empregar a regra para o setor de prestação de serviço. ``Acho que os municípios estão demorando para essa adoção. Eles têm que se adequar a essa realidade. É uma tendência, tudo parte para o lado da informatização``, criticou o presidente do Sindicato da Empresas de Serviços Contábeis do Paraná (Sescap-PR), Mauro Kalinke.

Extraído: http://www.clubedoscontadores.com.br/_noticias_olha.php?not=7526



SAIBA MAIS. 
Sabe em quais hipóteses é possível emitir Carta de Correção? Clique aqui.
Carta de Correção Eletrônica – Novas diretrizes. Clique aqui.
Qual a penalidade para NF-e cancelada após o prazo? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário