Um dos erros mais vergonhosos do ramo de alimentos e
bebidas é esse.
A cliente de Brasília,
Daniele Sampaio, na última semana fez uma compra no restaurante Zymbrus,
através do delivery. Ao receber o pedido, leu na nota: "prestar atenção no
pedido: cliente chata".
Daniela publicou a foto
imediatamente nas redes sociais causando polêmica. O dono do estabelecimento se
posicionou sobre ocorrido com um argumento não muito convincente: "É um
erro grave, e eu não me eximo da culpa. Só que posso dizer que a intenção dele
não era dizer que ela é chata, e sim muito exigente. Mas, mais uma vez, foi um
erro, ele jamais deveria ter escrito isso”. Ainda não foi informado se a
cliente irá recorrer judicialmente contra o estabelecimento.
Além de ser um
constrangimento para o cliente, ele é tratado como mais um, simplesmente mais
um cliente, o que chega a ser ainda mais vergonhoso para um “pseudo-empreendedor”ou
pseudo- empresário”.
Desculpas não são
suficientes neste caso ou em qualquer outro que humilhe ou tire o mais
importante de um cliente: a satisfação de ir a um restaurante.
Após muitos anos trabalhando
como cozinheira, chef, consultora, posso afirmar com toda certeza que em um
caso como esse, existe um único culpado e ele atende pelo nome de “Dono”.
Os funcionários são o
reflexo do dono, principalmente quando o próprio dono diz em uma entrevista com
a maior naturalidade: “ ...A intenção não foi de ofender a cliente, ela quis
dizer que a cliente era exigente”.
1- De fato, um consumidor é
exigente na escolha de um restaurante, bar ou café. Ela foi exigente ao
escolher o seu estabelecimento e não foi poupada deste tipo de ofensa.
2- Se em um caso como este a
funcionária(o) for apenas “advertido”, nada será resolvido e só mostra a falta
de preparo do gerente, gestor, empresário ou dono!
3- O treinamento foi dado,
foi acompanhado e avaliado constantemente pelos responsáveis do
estabelecimento, ou seja, com essa posição do dono, fica muito claro a
normalidade e frequência que isso acontece, mas o azar chegou e parou na mão da
consumidora.
Chega a ser vergonhoso para
nossa profissão ver esta falta de preparo e consciência dos proprietários e
funcionários deste setor.
O mais importante está
ficando de lado e o básico foi esquecido, ter um negócio não é brincadeira, os
tempos mudaram, ser bom não é o bastante com essa concorrência.
O mínimo a ser oferecido
para o seu consumidor é satisfação e isso o cliente só entende quando todos os
funcionários e dono transmitirem!
Fonte: Yahoo Mulher
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