Um mês após disponibilizar o acesso ao banco de notas
fiscais eletrônicas (NF-e) às empresas do Simples Nacional, a Secretaria da
Fazenda alerta esses contribuintes que tem detectado muitas incorreções nos
lançamentos das operações com mercadorias, principalmente de aquisições sem
registro.
O alerta é da Gerência de Informações Econômico-Fiscais e da Gerência
de Arrecadação e Fiscalização. Atualmente existem cerca de 100 mil empresas no
Simples.
Antes do novo sistema de NF-e, para tentar omitir a
operação, as empresas descartavam as notas fiscais de papel que não haviam sido
carimbadas pela fiscalização. Mas com o uso da nota eletrônica o registro fica
gravado no banco de dados da Sefaz, orienta Carlos Corrêa, gerente de
Arrecadação e Fiscalização. Desde o início de novembro o acesso a esse banco de
dados da NF-e foi disponibilizado aos contribuintes do Simples.
As empresas que deixam de lançar corretamente as
operações podem cair na malha fiscal e sofrer fiscalização dos lançamentos dos
últimos cinco anos. A orientação é que o contribuinte exija do seu contabilista
o registro correto antes da ação fiscal para evitar a multa.
Por causa das
omissões de lançamento, a Sefaz também tem detectado a inconsistência entre o
lançamento das operações com NF-e e a receita declarada pelas empresas, explica
o gerente de Informações Econômico-Fiscais, Marcelo Mesquita.
A consulta ao banco de dados da NF-e pode ser feita pelo
portal do contabilista (acesso restrito) no site da Secretaria www.sefaz.go.gov.br. Pelo sistema, o
contabilista faz a escrituração das notas eletrônicas e pode corrigir as
inconsistências nos lançamentos, antes de qualquer procedimento fiscal.
Fonte: FISCOsoft
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