Pesquisar neste blog

31 de mai. de 2013

SC/Balnerário Camboriú terão sistema de NF-e


Lei prevê multa de R$ 1 mil por documento não encontrado quando solicitado por auditor fiscal








A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú aderiu ao programa de solução para o armazenamento de Notas Fiscais Eletrônicas. As lojas associadas poderão armazenar, visualizar e validar suas notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas em dois backups, evitando assim a perda dos arquivos.

O secretário executivo da CDL, Helder Vieira, lembra que é responsabilidade do lojista e não do contador armazenar a nota fiscal eletrônica. “O novo sistema funciona como um facilitador para acesso futuro às informações, bem como para a segurança dos lojistas”, destaca, em entrevista ao Noticenter.

Toda empresa que emite ou recebe Notas Fiscais Eletrônicas deve armazenar os documentos pelo prazo legal de cinco anos, da mesma forma como já era obrigada a fazer com os antigos blocos de notas fiscais. A diferença é que, ao invés de guardar o papel, o que deve ser armazenado é o arquivo eletrônico da NFe, o chamado XML, de acordo com a Lei 10.297, de 26 de dezembro de 1996.

A lei também prevê multa de mil reais por documento não encontrado quando solicitado por auditor fiscal. Segundo Helder, o sistema XLM evita problemas em caso de avaria de equipamento, exclusão de arquivo por engano ou até mesmo de furto do equipamento na empresa. O sistema deve começar a ser implantado ainda esta semana.


Fonte: Noticenter

BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui

Blog do Faturista - Editado por Carlos Alberto Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário