Pesquisar neste blog

22 de mai. de 2013

MG/Itabira - Prefeitura implantará nota fiscal eletrônica



A Prefeitura de Itabira está implantando o sistema de notas fiscais eletrônicas e espera ver sua receita com o Imposto Sobre Serviços (ISS) crescer até 25%. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, esse processo deve entrar em funcionamento na primeira semana de junho.







A emissão de notas fiscais eletrônicas faz parte de um processo de modernização do sistema financeiro do Município para que se possa aumentar a arrecadação com as receitas próprias.

“Além da nota fiscal eletrônica, vamos trabalhar em um processo de modernização do Departamento de Tributação. O objetivo é que possamos ampliar as receitas próprias do Município. A nota fiscal eletrônica é um dos serviços que fazem parte dessa modernização e nos permitirá dar mais conforto para o contribuinte e prestadores de serviço”, destacou o secretário de Fazenda, Paulo Henrique Gomes Figueiredo.

Entre as receitas próprias da Prefeitura estão o Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxas de serviço e dívida ativa. A emissão de notas fiscais eletrônicas incidirá diretamente no ISS. Segundo levantamento da Secretaria de Fazenda, em 2012, foram arrecadados R$ 3.114.965 com o tributo, mas com o novo sistema essa receita poderá crescer em 25%, sendo elevada a R$ 3.893.706,25.

“Nós acreditamos que com a nota fiscal eletrônica poderemos aumentar a receita que o Município aferiu no ano passado. Com isso podemos disponibilizar melhor serviço para a população e a gente espera aumentar essa receita em até 25% neste ano”, explicou Paulo Henrique.

A modernização planejada pelo governo Damon Lázaro de Sena (PV) inclui a integração com o sistema de serviços ofertados pelo Governo do Estado, sobretudo com o Minas Fácil, que permite a abertura de empresas em um período máximo de 8 dias – o que inclui o contrato social, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal, alvará e, se for necessário, inscrição estadual.

O Minas Fácil é um serviço prestado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) em parceria com a Receita Federal, secretarias de Estado de Fazenda e de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e prefeituras.


BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui

Blog do Faturista - Editado por Carlos Alberto Gama 


Nenhum comentário:

Postar um comentário