Pesquisar neste blog

30 de jul. de 2012

AM - Amazonas testa sistema que pode acabar com a nota fiscal impressa



Sete estados, incluindo o Amazonas, vão fazer parte do teste da NFC-e.
Nove empresas do Estado vão participar dos testes.







Alternativa para o cupom fiscal, a Nota Fiscal de Consumo Eletrônica (NFC-e) começa a ser testada em sete Estados brasileiros, inclusive o Amazonas, a partir de setembro deste ano. Para o consumidor comum, o sistema vai possibilitar o fim da impressão do cupom em papel, sendo tudo disponibilizado via internet.

Para acessar, basta fazer o download gratuito de um programa, já disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM).

Acre, Sergipe, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo são os outros seis estados brasileiros que vão participar da fase de teste.

A mudança pretende padronizar os registros de operação no comércio varejista, tendo como base os parâmetros da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), em vigor no país desde 2008. Ao todo, nove empresas se cadastraram para utilizar o serviço, porém, a expectativa do Sefaz-AM é que todas as empresas do Estado adotem o novo sistema.

A população não deve sofrer nenhum tipo de alteração durante as compras, já que o fisco não vai precisar as máquinas para obter as informações.

Nesta fase de teste, serão promovidos os ajustes necessários no sistema para que o processo de produção seja feita logo em outubro, segundo a Sefaz-AM. Além disso,as empresas também devem cumprir as etapas de processo para a habilitação das máquinas junto à secretaria, cuja liberação pode demorar mais de uma semana.

Nos períodos de alta nas vendas, como o Natal, quando as empresas solicitam o registro de mais Emissores de Cupom Fiscal para atender o crescimento da demanda no comércio, o prazo pode ser ainda maior. Com a NFC-e todo esse processo será abolido em virtude das transmissões serem feitas on-line para a secretaria, tornando o conhecimento da operação em tempo real.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário