Pesquisar neste blog

22 de mai. de 2014

SE - Nota fiscal eletrônica beneficiará comerciantes




Expectativa é de que até 2016, todas as lojas utilizem a nota.







Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia 15, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Após o lançamento, as lojas de atacado e varejo serão capacitadas para que no mês de novembro a nota possa ser implementada no estado.

A nota vem para simplificar procedimentos que permitem melhorar o atendimento nas lojas, reduzindo as filas nos caixas e as despesas para a empresa. A expectativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz), segundo o secretário Jeferson Passos, é que até março de 2016 todas as empresas utilizam a nota.

Jeferson Passos destaca que a implementação da nota vem beneficiar a vida da classe empresarial. “Antes, para cada documento emitido, o empresário tinha que guardar estas informações [notas] por cinco anos, pois ele ficava obrigado a apresentar.

Isso agora acabou, pois a nota simplifica a gestão do negócio e permite que soluções sejam implementadas, além de abrir oportunidades para o varejo vender melhor, reduzindo os custos e diminuindo o risco de fraude e falsificação”, diz.
Além do empresariado, o consumidor também será o grande beneficiado, uma vez que as notas fiscais podem ser emitidas diretamente para o email do consumidor ou até visualizadas de forma instantânea, pelo smartphone ou tablet, ao fazer a leitura do QR Code impresso no documento emitido na hora da compra.

O presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Fernando Silva, destaca que o comerciante não precisará mais acumular notas fiscais.

"É a primeira vez que eu vi facilitar a vida do empresário, diminuir os custos e o trabalho. É a rapidez com que você pode dar atendimento ao cliente e a facilidade. A burocracia maior vai se extinguindo e você não precisa acumular tanto documento sem nenhuma utilidade.

O sergipano é de uma inteligência formidável porque essa ideia foi idealizada em Sergipe”, comemora Fernando Silva.

Por Aisla Vasconcelos

Fonte: Infonet

Cursos, livros e apostila na área de faturamento – www.carlosalbertogama.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui
Editado por Carlos Gama

Recomendamos:
Portal Universidade SPED – www.unisped.com.br / Matérias e Notícias sobre SPED
Blog do Carlos Gama – www.carlosgama.net / Matérias e notícias na área tributária
Fórum Contadores – www.forumcontadores.com.br / Matérias e notícias da área contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário