Pesquisar neste blog

5 de mai de 2014

RS - Receita estadual garante que exigência da NF-e para agricultores será revista



Curso de Faturamento – www.carlosalbertogama.com.br







Diante das dificuldades apresentadas pelos agricultores familiares no cumprimento do decreto que exige a emissão de Nota Fiscal Eletrônica na comercialização dos seus produtos, o Subsecretário Adjunto da Receita Estadual, Joni Müller, garantiu, nesta quinta-feira (24), que a medida será revista e ajustada.

O tema foi discutido durante reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. “Falta estrutura suficiente no meio rural e a maioria dos agricultores ainda não têm condições de atender à norma. Como farão a emissão da nota se em grande parte das propriedades não há sinal de internet?”, questionou o deputado Heitor Schuch (PSB).


O diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) Nestor Bonfanti reforçou a necessidade de prorrogação dos prazos para entrada em vigor da norma e também ampliação dos valores de comercialização, reivindicações que já haviam sido apresentadas pela entidade junto à Secretaria da Fazenda. “Existe disposição da receita para buscar soluções nesse sentido e devem ocorrer adequações na morma nos próximos dias” garantiu Müller.


Conforme o Decreto Estadual 51.203/14, que altera o regulamento sobre o ICMS no Rio Grande do Sul, a partir de 1º de abril os produtores rurais devem passar a emitir Nota Fiscal Eletrônica em todas as operações de venda para fora do Estado acima de R$ 10 mil, limite que em 1º de setembro cairá para R$ 5 mil. Em 2015, a norma valerá para toda a comercialização interestadual de produtos rurais, independentemente do valor.

Atualmente, a medida valia somente para o arroz em casa. “O decreto atinge em cheio alguns setores, dos hortifrutigranjeiros, que efetuam diversas vendas para fora do Rio Grande do Sul. Precisamos de tempo e condições para que os agricultores tenham condições de atender a exigência. Infelizmente hoje a maioria das localidades no Interior não contam com sinal de telefonia e internet ”, reforçou Schuch.

Fonte: Rádio Fandango


Cursos, livros e apostila na área de faturamento – www.carlosalbertogama.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui
Editado por Carlos Gama

Recomendamos:
Portal Universidade SPED – www.unisped.com.br / Matérias e Notícias sobre SPED
Blog do Carlos Gama – www.carlosgama.net / Matérias e notícias na área tributária
Fórum Contadores – www.forumcontadores.com.br / Matérias e notícias da área contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário