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Em 1 mês, foram emitidos mais de 80 mil
documentos, segundo prefeitura
Em um mês, o novo sistema de emissão de
nota fiscal eletrônica (NF-e) unificado da prefeitura já habilitou 5.560
empresas de Limeira. O NF-e é um documento emitido digitalmente e armazenado
num banco de dados do município com o objetivo de registrar as prestações de
serviços sujeitas à tributação do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer
Natureza). Com o sistema integrado, já foram emitidas 80.875 notas fiscais
eletrônicas. Os dados são da Secretaria Municipal da Fazenda.
Segundo a assessora executiva da pasta, Andrea Vilas
Boas, a gestão deste tipo de documento pela prefeitura foi melhorada. "Os
resultados são muito positivos. Também ajudou o empresário na administração do
seu estabelecimento. Além da facilidade, a segurança foi reforçada",
disse.
Agora, apenas uma empresa presta serviços para a prefeitura - definida por licitação - no setor. Antes, eram duas. O aplicativo lançado a partir da unificação do sistema permite às empresas escanearem o código de barras por celulares. A Conam Consultoria em Administração Municipal criou o novo software que fará a gestão do sistema.
De acordo com Andrea, pelo antigo sistema, o empresário tinha que emitir nota fiscal eletrônica e fazer declaração eletrônica de serviço. Ambos os documentos foram unificados. "Hoje, o método abrange o sistema total de contabilidade. Em 2015, lei federal determina que todos os municípios adotem esse sistema integrado", explicou Andrea.
Segundo a assessora, até microempresas terão que adotar o sistema. Uma delas, ouvida pelo Jornal de Limeira, relatou que, por enquanto, apenas recebe nota fiscal eletrônica de prestadores de serviço. "A emissão de nota fiscal eletrônica existe desde 2010. O que estamos fazendo é somente mudar o sistema", declarou Andrea.
REAÇÕES
O comerciante Badih Bechara afirmou que sua empresa já emite nota fiscal eletrônica há dois anos. "A resposta da Receita Federal é imediata. Existe um controle minucioso. A emissão de nota fiscal eletrônica não é novidade. Novidade é o sistema que foi implantado", afirmou.
A assessora executiva da Fazenda afirmou que a habilitação pode ser feita pelo site da Prefeitura de Limeira (www.limeira.sp.gov.br), na seção de serviços. O grande diferencial em relação ao antigo sistema, segundo Andrea, é a segurança.
"Anteriormente, havia uma única senha por empresa. Se qualquer funcionário que emitisse nota fosse dispensado, ele deixaria o estabelecimento sabendo de todo o sistema de controle. Agora, não.
A prefeitura fornece a senha de acordo
com o perfil do funcionário. Então, cada um terá uma senha conforme seu
trabalho", disse.
Segundo nota da Secretaria de Comunicação Social, as informações inseridas no sistema ficam vinculadas ao histórico do usuário. Com isso, é possível identificar quem alterou o documento, quando e que operações foram realizadas. Em caso de necessidade, como no desligamento de algum funcionário da empresa, é possível bloquear imediatamente o acesso da pessoa demitida.
Fonte: Jornal de Limeira
Editado por Carlos Gama
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