Pesquisar neste blog

27 de out. de 2014

SP/Limeira - Novo sistema já cadastrou 5.560 empresas




Curso de Faturamento – www.carlosalbertogama.com.br







Em 1 mês, foram emitidos mais de 80 mil documentos, segundo prefeitura

Em um mês, o novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) unificado da prefeitura já habilitou 5.560 empresas de Limeira. O NF-e é um documento emitido digitalmente e armazenado num banco de dados do município com o objetivo de registrar as prestações de serviços sujeitas à tributação do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Com o sistema integrado, já foram emitidas 80.875 notas fiscais eletrônicas. Os dados são da Secretaria Municipal da Fazenda.

Segundo a assessora executiva da pasta, Andrea Vilas Boas, a gestão deste tipo de documento pela prefeitura foi melhorada. "Os resultados são muito positivos. Também ajudou o empresário na administração do seu estabelecimento. Além da facilidade, a segurança foi reforçada", disse.

Agora, apenas uma empresa presta serviços para a prefeitura - definida por licitação - no setor. Antes, eram duas. O aplicativo lançado a partir da unificação do sistema permite às empresas escanearem o código de barras por celulares. A Conam Consultoria em Administração Municipal criou o novo software que fará a gestão do sistema.

De acordo com Andrea, pelo antigo sistema, o empresário tinha que emitir nota fiscal eletrônica e fazer declaração eletrônica de serviço. Ambos os documentos foram unificados. "Hoje, o método abrange o sistema total de contabilidade. Em 2015, lei federal determina que todos os municípios adotem esse sistema integrado", explicou Andrea.

Segundo a assessora, até microempresas terão que adotar o sistema. Uma delas, ouvida pelo Jornal de Limeira, relatou que, por enquanto, apenas recebe nota fiscal eletrônica de prestadores de serviço. "A emissão de nota fiscal eletrônica existe desde 2010. O que estamos fazendo é somente mudar o sistema", declarou Andrea.

REAÇÕES

O comerciante Badih Bechara afirmou que sua empresa já emite nota fiscal eletrônica há dois anos. "A resposta da Receita Federal é imediata. Existe um controle minucioso. A emissão de nota fiscal eletrônica não é novidade. Novidade é o sistema que foi implantado", afirmou.

A assessora executiva da Fazenda afirmou que a habilitação pode ser feita pelo site da Prefeitura de Limeira (www.limeira.sp.gov.br), na seção de serviços. O grande diferencial em relação ao antigo sistema, segundo Andrea, é a segurança.

"Anteriormente, havia uma única senha por empresa. Se qualquer funcionário que emitisse nota fosse dispensado, ele deixaria o estabelecimento sabendo de todo o sistema de controle. Agora, não.

 A prefeitura fornece a senha de acordo com o perfil do funcionário. Então, cada um terá uma senha conforme seu trabalho", disse.

Segundo nota da Secretaria de Comunicação Social, as informações inseridas no sistema ficam vinculadas ao histórico do usuário. Com isso, é possível identificar quem alterou o documento, quando e que operações foram realizadas. Em caso de necessidade, como no desligamento de algum funcionário da empresa, é possível bloquear imediatamente o acesso da pessoa demitida.

Fonte: Jornal de Limeira

Cursos, livros e apostila na área de faturamentowww.carlosalbertogama.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebookclique aqui
Editado por Carlos Gama

Recomendamos:
Portal Universidade SPED – www.unisped.com.br / Matérias e Notícias sobre SPED
Blog do Carlos Gama – www.carlosgama.net / Matérias e notícias na área tributária
Fórum Contadores – www.forumcontadores.com.br / Matérias e notícias da área contábil


Nenhum comentário:

Postar um comentário