Pesquisar neste blog

11 de dez. de 2013

O que é Faturamento hospitalar?












É o setor onde levanta e processa os dados relativos aos procedimentos hospitalares, com a finalidade de efetivar, buscando maximizar a receita do hospital. É o setor administrativo do hospital que processa todas as contas conforme os atendimentos realizados no hospital, com o objetivo de apresentar aos convênios credenciados para receber a devida renumeração por eles.

O que representa o faturamento para a vida financeira e administrativa do hospital?

A base de dados do faturamento é a peça essencial do funcionamento de uma empresa. O faturamento é o coração do hospital, é ele quem mantém o equilíbrio financeiro da empresa, diante do encaminhamento das contas hospitalares conforme os atendimentos, os faturamentos também gerenciam visando a correta administração dos processos e cadastros internos.

Como estão à relação dos hospitais com os planos de saúde, custos hospitalares, glosas?

Cada vez mais a relação está crítica, onde os custos hospitalares tiveram aumento considerável, como por exemplo, serviços, inflação, mão de obra, materiais e medicamentos, honorários médicos.

Em contra partida crescimento, as tabelas de diárias e taxas estão defesadas, dificuldades na negociação com os planos de saúde, causando com isso retardo no recebimento do convênio, dificuldades dos hospitais em manter o serviço funcionando e dificuldade na expansão do serviço.

O que é Glosa?

Anulação ou recusa total ou parcial de uma conta. Glosa como os convênios a denominaram, muitas das vezes são pontos onde o convênio discorda em fazer o pagamento de algum item na conta hospitalar que foi cobrado, justificando que a cobrança é indevida.

Pode acontecer também do convênio não ter recursos para o pagamento da fatura na data de contrato e a <<glosa>> faz com que ele obtenha mais um prazo para quitar com o débito. Geralmente é um trabalho a mais para os hospitais ter um setor para recusar a glosa aumentando seu custo em serviço.

Existe atraso no pagamento dos convênios? Inadimplência?

Existe sim, e isso faz com que os hospitais recorram a bancos para quitar seus pagamentos, honrar com os fornecedores, salários, honorários médicos. Além de muitos convênios serem descredenciados por falta de pagamentos. A partir do momento que o hospital não recebe a renumeração conforme data prevista ele entra numa ciranda financeira absurda, impactando diretamente na sua expansão e muitas das vezes sua sobrevivência.

Fonte: Hospital Santa Helena



Nenhum comentário:

Postar um comentário