SÃO PAULO - O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento
Tributário) afirmou que algumas grandes empresas do varejo, como Telhanorte e
Riachuelo já começaram a informar ao consumidor o valor dos impostos
separadamente do valor pago pelos produtos e serviços na nota fiscal.
A lei que obriga a discriminação do valor aproximado dos tributos em
cupons e notas fiscais de produtos e serviços foi sancionada pela presidente
Dilma Rousseff no final do ano passado e entrará em vigor no dia 10 de junho
deste ano.
Para informar a carga tributária média dos produtos e serviços as
empresas podem optar por calcular os impostos ou utilizar as informações
oferecidas por uma entidade especializada em cálculos econômicos.
A legislação é fruto da iniciativa popular através do movimento De Olho
no Imposto, liderado pela Associação Comercial de São Paulo, IBPT, SESCON e
outras 102 entidades que reuniu 1,5 milhões de assinaturas.
Importância dos impostos Para o presidente do conselho superior do IBPT,
Gilberto Luiz do Amaral, a medida é importante porque com o tempo, as pessoas
deixarão de dilapidar o patrimônio público, passarão a valorizar o bem comum e
a defendê-lo.
“Entenderão que os impostos são necessários e conseguirão associar os
valores que pagam com a boa ou má aplicação dos recursos e ao perceber que o
voto é uma procuração para gastar o dinheiro suado que ganham, farão melhores
escolhas de prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidentes."
Fonte: Infomoney
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