Pesquisar neste blog

30 de out. de 2012

Artigo - Introdução - Como emitir nota fiscal eletrônica passo a passo


Como emitir nota fiscal eletrônica passo a passo

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento feito pelo computador que registra atividades financeiras, como a venda de produtos ou a oferta de serviços. Este novo conceito legal substitui, desde 2006, a nota fiscal impressa, tornando mais cômodo e prático recorrer à tal recurso.

 No Brasil, a obrigatoriedade da NF-e, em seu início, era para empresas produtoras de cigarro e combustíveis, mas a partir de dezembro de 2008, outros ramos de atividade foram condicionados à esse tipo de certificado de compra e venda de mercadorias e serviços, sendo mais de 50 o número de setores obrigados à emitir a Nota Fiscal Eletrônica. Para ver a lista completa destes setores clique Aqui .
Como visto, agora a NF-e tornou-se um padrão para praticamente todo o tipo de atividade financeira e, sendo assim, é preciso aderir e saber como criar uma Nota Fiscal Eletrônica para seu estabelecimento, de modo a seguir as normas ditadas pela justiça. Para tanto, veja quais os procedimentos necessários.


Como emitir Nota Fiscal Eletrônica:
Conexão com a Internet: Certifique-se de que seu computador tem conexão ativa com a internet, pois esse serviço é feito via online.

Certificado Digital: Esse é necessário para a assinatura da NF-e e sua validação. Caso não o tenha instalado, clique Aqui .

Emissor: Programa de envio da sua Nota Fiscal Eletrônica. Caso não o tenha instalado, clique Aqui . (Cuidado para não baixar a versão “Teste”, pois assim, quando for enviar uma NF-e, ela não terá validade).
Com todos os programas atualizados e devidamente instalados, agora o processo de emissão de NF-e pode ser iniciado. Para isso, dê dois cliques sobre o ícone “Emissor NF-e” e espere o aplicativo carregar. (Caso o programa peça permissão para rodar, clique em OK).

No primeiro acesso ao programa você não terá nenhuma empresa cadastrada. Portanto, para inserir sua empresa, você deve preencher um formulário clicando na guia “Cadastro de Contato”. Quando concluir o preenchimento, terá, a cada acesso, a opção de escolher esta empresa, não sendo necessário entrar com informações dela toda a vez que for emitir uma NF-e.

Após encontrar sua empresa, marcando a caixinha ao lado esquerdo, clique em “Iniciar”. Se uma tela com informações aparecer, clique em “Fechar” e veja a tela que aparecerá com uma imagem de fundo branco, juntamente da logo da Nota Fiscal Eletrônica.

Agora acesse o menu superior e escolha a guia “Sistema”. Veja as opções e clique em “Certificados”, marcando a primeira opção. Clique em “Sair”.

Volte à tela inicial do emissor e acesse a guia “Nota Fiscal”, clicando posteriormente em “Emitir nova Nota”. Agora você deverá preencher cada campo com as informações de sua empresa ou serviço, não deixando nenhuma área sem informações. Na primeira opção, por exemplo, tem um campo de preenchimento chamado “Natureza da Operação”. Nele você deve especificar o tipo de atividade financeira (compra, venda).

Após preencher todos os campos e informações necessárias, clique em “Salvar” e depois em “Validar”. Depois deve ser escolhida a opção “Assinar”, que utilizará suas informações de Cerfiticado Digital e depois clique em “Transferir”. Após transferir, você poderá imprimir sua nota fiscal ou visualizá-la em tela.
Qualquer dúvida sobre preenchimento e utilização dos aplicativos, acesse o site http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx  e tenha mais informações sobre a Nota Fiscal Eletrônica.

Fonte: Comofas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário