Pesquisar neste blog

22 de out. de 2014

PB - Crescimento de 9,28% na emissão da NF-e mostra aquecimento da atividade econômica



PB - Crescimento de 9,28% na emissão da Nota Fiscal Eletrônica mostra aquecimento da atividade econômica na Paraíba







Um dos indicadores que mede o aquecimento da atividade econômica no Estado, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) registrou alta de 9,28% no Estado da Paraíba no mês de setembro sobre o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, as empresas com inscrição estadual emitiram 1,839 milhão de notas fiscais eletrônicas contra 1,683 milhão de setembro do ano passado. 

Sobre o mês de agosto deste ano, a taxa de crescimento de NF-e ficou em 4,39%. Na prática, quanto maior for o volume de notas eletrônicas emitidas por empresas no Estado maior é a intensidade da atividade econômica. Setembro registrou a segunda maior emissão de NF-e no ano, ficando atrás apenas de julho (1,847 milhão).

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica apresentou crescimento de 6,25% sobre os nove meses do ano passado. Em números absolutos, 15,477 milhões foram emitidas de NF-e nesse ano contra 14,566 milhões no ano passado. Os dados foram consolidados pelo Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Secretaria de Estado da Receita.

Com o fim dos talões de Notas Fiscais modelo 1 ou 1-A, em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado da Receita credenciou todos os 91,6 mil contribuintes paraibanos para emitir NF-e, independente da atividade exercida. As empresas passaram a emitir NF-e em substituição à nota fiscal tradicional.

Os Microempreendedores Individuais (MEI) foram também credenciados, mas estão na situação de emitir NF-e de forma facultativa. Já os produtores rurais sem CNPJ, além das operações de remessa à venda, sem destino prévio, poderão continuar emitindo notas tradicionais, mas em caso de venda para órgão público ou para empresas de outros estados precisarão ser por NF-e.

IMPLANTAÇÃO NA NOTA FISCAL ELETRÔNICA AO CONSUMIDOR (NFC-e) – A implantaçãodo projeto da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), que foi lançado em julho deste ano, entrou em outubro na segunda fase do projeto. Nela as empresas podem aderir de forma facultativa ao projeto. Até o mês de dezembro, as lojas do comércio varejista, a critério da Secretaria de Estado da Receita, poderão passar a emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) nessa nova etapa.

A implantação do novo serviço da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), que será uma alternativa eletrônica para os atuais documentos fiscais utilizados pelo varejo, tem como objetivo reduzir os custos aos contribuintes com a dispensa do uso de impressora fiscal ECF (Emissor do Cupom Fiscal), criando a possibilidade de abrir novos caixas de pagamento com impressoras não fiscais.

Já o consumidor, além da compra ficar mais simplificada, terá a facilidade de acesso aos documentos fiscais, que ficarão arquivados de forma eletrônica, no portal da SER, o que vai garantir autenticidade de sua transação comercial. Na prática, o consumidor passa a ter acesso ao documento fiscal de forma eletrônica na hora que precisar. Contudo, a empresa varejista continua sendo obrigada a imprimir o cupom de impressoras convencionais e não convencionais.

MENOR CUSTO PARA VAREJO - O chefe do Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Receita Estadual, Fábio Roberto Silva Melo, revelou que a principal vantagem da nova nota eletrônica destinado ao consumidor é o fator custo para os contribuintes. “Eles passarão a utilizar uma impressora não fiscal na nota impressa ao consumidor. A compra de impressora comum pelo varejo será bem mais em conta que a impressora fiscal. Ela custa, aproximadamente, um terço do custo da impressora fiscal”, declarou.

Secom-PB 

Cursos, livros e apostila na área de faturamentowww.carlosalbertogama.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebookclique aqui
Editado por Carlos Gama

Recomendamos:
Portal Universidade SPED – www.unisped.com.br / Matérias e Notícias sobre SPED
Blog do Carlos Gama – www.carlosgama.net / Matérias e notícias na área tributária

Fórum Contadores – www.forumcontadores.com.br / Matérias e notícias da área contábil


Nenhum comentário:

Postar um comentário