Pesquisar neste blog

30 de set. de 2012

PA - Auditor da Sefa esclarece Programa Nota Fiscal Cidadã


Auditor da Sefa esclarece Programa Nota Fiscal Cidadã


Na manhã desta segunda feira, 24/09, os auditores da Secretaria da Fazenda, Rutilene Garcia e Armando Bahia, estiveram na SEPOF para ministrar uma palestra sobre o que é a Nota Fiscal Cidadã, o programa recém lançado pelo Governo do Estado, que irá estimular a cidadania fiscal e, ao mesmo tempo, incentivar a participação popular no processo de gestão fiscal.
O programa Nota Fiscal Cidadã foi instituído pelo Governo do Pará, com o objetivo de estimular a cidadania fiscal e valorizar iniciativas cidadãs de apoio ao exercício da cidadania. Ele prevê a distribuição de prêmios em dinheiro ao consumidor que exigir a emissão de documento fiscal hábil, com créditos do Tesouro do Estado.
Para efeito de premiação, o cidadão se inscreverá no site da Nota Fiscal Cidadã, onde estarão reunidas todas as informações sobre o Programa. A cada compra o consumidor solicita nota ou cupom fiscal, informando CNPJ ou CPF; o documentário fiscal é emitido com o número do documento do comprador. Entre o 1º e o 15º dia de cada mês o vendedor repassa, eletronicamente, à Sefa, as informações que vão gerar um banco de dados para fins de emissão de bilhetes para sorteio. A Sefa processa as informações, divulgando os dados no Portal da Cidadania Fiscal e trimestralmente serão gerados os bilhetes, um a cada R$ 100 reais em compras, para cada CPF ou CNPJ registrado. No dia do sorteio, os bilhetes serão escolhidos de forma eletrônica e os valores serão depositados em conta.
A quantidade total de bilhetes gerados para concorrer ao sorteio será variável, e de acordo com o valor global das vendas realizadas com identificação do consumidor.
“Como funcionários públicos, temos uma responsabilidade maior porque cuidamos da arrecadação fiscal. A SEPOF tem é responsável pelo orçamento, PPA e por isso deve participar desta campanha de divulgação”, destacou a coordenadora Rutilene.
Está campanha é em prol da cidadania, para que todos cumpram as obrigações tributárias, que contribuam para a justiça fiscal e acompanhem a destinação do dinheiro público. A partir deste mês todos devem pedir as notas fiscais para se assegurar que os valores dos tributos cheguem aos cofres públicos e permitindo que retornem a população em forma de serviços.

Os servidores tiram todas as suas dúvidas através de situações que já aconteceram para entender melhor o funcionamento.

Fonte: Sepof - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário